top of page
  • Alice Galvão

Consultas no SUS poderão ser agendadas pelo celular


Agora você já pode agendar sua consulta no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo celular, graças ao aplicativo NetConsulta lançado no último dia 4 de agosto pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech).


Os usuários cadastrados e regulados por meio da Central já podem usar a plataforma, que permite o agendamento de consultas eletivas (não emergenciais) em clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia.


A princípio, serão oferecidas pela Internet 10% das vagas de consultas já disponibilizadas para o Teleconsulta. Isso corresponde a cerca de mil vagas toda semana, que devem variar de acordo com a agenda da SMS. Se as vagas do NetConsulta não forem aproveitadas em até 24 horas, elas voltam para o sistema do Teleconsulta.


Todos os 35 Cais, Ciams e Centros de Saúde da capital estão incluídos no sistema, com exceção das unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e os usuários poderão escolher as mais próximas de sua localização atual, já que o app utiliza GPS para o georeferenciamento.


O aplicativo do NetConsulta já está disponível para download gratuito no Play Store, para Android. Para IOS, a previsão é que o aplicativo esteja disponível no próximo mês. Para os usuários que não têm acesso pelo celular, é possível fazer o agendamento também pelo site http://netconsulta.idtech.org.br. Pelo aplicativo, os usuários receberão uma mensagem de confirmação da consulta por meio de notificação. Já pelo site, receberão a confirmação via e-mail.


Regras de marcação - É necessário já possuir cadastro completo no Teleconsulta, com número do cartão SUS; - Caso não lembre o número do cartão SUS, acesse http://cartaosus.com.br/consulta-cartao-sus/ ou baixe o aplicativo Cartão SUS Digital; - Caso não tenha cartão SUS, deverá comparecer em qualquer unidade de saúde de Goiânia, com comprovante de endereço e documentos pessoais - Ao acessar, o usuário deve se identificar com o Cartão SUS e data de nascimento; - O usuário deve conferir e atualizar os seus dados; - A marcação de múltiplas consultas pelo mesmo dispositivo serão monitoradas; - Usuários de PSF cobertos por médicos de saúde da família não podem marcar (assim como também não marcam no Teleconsulta); - O usuário recebe a confirmação do agendamento da consulta através do próprio APP, ou via e-mail caso tenha marcado pelo computador. Como fazer o agendamento no aplicativo - Informe o número do cartão SUS e a data de nascimento - Escolha no mapa a unidade de saúde que deseja o atendimento - Selecione a especialidade - Escolha a data - Escolha o horário/profissional de saúde - Confirme a sua consulta - O usuário receberá uma mensagem de confirmação - Caso precise cancelar a consulta, acesse o menu e o item “cancelar consultas” - Caso queira avaliar as consultas, acesse o menu e o item “avaliar consultas”


Metodologia de tratativa de vagas - 10% das consultas destinadas ao Teleconsulta são convertidas em vagas para o NetConsulta; - O usuário do NetConsulta, web ou App, vê as vagas do dia atual até 5 dias à frente; - Caso a vaga esteja ociosa, ou seja, ninguém fez o agendamento em até 24 horas da data da consulta, a mesma retorna para o Teleconsulta. (Com informações do jornal O Popular)

20.051 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page